Os mamíferos constituem o grupo mais “evoluído” do Reino Animal. Receberam este nome devido à presença de glândulas mamárias, que nas fêmeas fornecem leite para os filhotes, mais nítida na espécie humana. Habitam os mais diferentes ambientes e têm uma dieta muito diversificada.
Tegumento
A pele é mole, fina, pluriestratificada e coberta por pêlos. Nela estão presentes glândulas sebáceas que secretam gordura que protege e impermeabiliza a pele e os pêlos. As glândulas sudoríparas secretam água e sais para a regulação da temperatura corporal.
A pele é o maior órgão do corpo humano. Pode ser divida nas seguintes partes:
- Epiderme: camada mais externa da pele, formada pelo ectoderma, e é extremamente importante para proteção. Alguns vertebrados possuem glândulas e pêlos associados.
- Derme: camada mais profunda da pele, formada pelo mesoderma e pela crista neural. É uma camada estrutural, composta de fibras colágenas, células produtos de pigmentos e vasos sanguíneos.
- Hipoderme: Tecido subcutâneo fica entre a pele e os músculos. É o local onde a gordura das aves e mamíferos fica depositada. Também contém fibras colágenas e elásticas.
Musculatura
Os mamíferos possuem uma divisão muscular, o diafragma, que separa a cavidade torácica da cavidade abdominal. E essa é uma característica que distingue os mamíferos dos outros animais.Digestão
O sistema digestório dos mamíferos é completo, começando pela boca, cheia de dentes e terminando no ânus. Possuem as mais variadas dietas e estratégias de captura de alimento.Circulação
O coração é completamente dividido em 4 câmaras: 2 átrios e 2 ventrículos. A circulação é dupla, fechada e completa. As hemácias são anucleadas e esféricas. O pigmento respiratório é a hemoglobina.
Sistema nervoso
O cérebro dos mamíferos é proporcionalmente maior que dos outros animais, possibilitando uma inteligência e uma agilidade maior. Possuem 12 pares de nervos cranianos.
Respiração
É apenas pulmonar. Exceto nas girafas, a laringe possui cordas vocais.
Reprodução
Os mamíferos são dióicos, com fecundação interna e desenvolvimento direto. A grande maioria das espécies é vivípara, existindo espécies ovíparas (ornitorrinco) e ovovivíparas (canguru).
Nenhum comentário:
Postar um comentário